Escolha uma Página

Sistema de Gestão Integrada do Agronegócio – SGI AGRO Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes com um ou mais objetivos congruentes. No nosso caso, estes elementos são as ferramentas de gestão e agronômicas e os indicadores veterinários e zootécnicos. A integração destas ferramentas e indicadores com um objetivo comum e voltado para o agronegócio foi batizada de Sistema de Gestão Integrada do Agronegócio – SGI AGRO.

O SGI AGRO surgiu da necessidade de se entender por qual ou quais motivos havia tanta inconstância nas finanças dos produtores. Sendo Administrador, na profissão e por paixão, nunca aceitei o fato das ferramentas de gestão não serem devidamente utilizadas pelo setor do agronegócio. Contudo, assim como na indústria, não são somente as ferramentas de gestão que são importantes. Existem outras variáveis e ferramentas que devem ser levadas em consideração. Na busca por um objeto de estudo, ou de um tema para a minha pesquisa de Mestrado, com a ajuda de minha orientadora Professora Dra. Maria João Major, do ISCTE de Portugal, e de meu coorientador, Professor Dr. Paulo do Carmo Martins da UFJF no Brasil, foi elaborado um tema amplo e, então, inédito para o agronegócio. Deveríamos agrupar um conjunto de indicadores, técnicos e de gestão, que retratasse a propriedade e sua dinâmica em tempo real e que permitisse aos produtores agir rápido quando da identificação de situações indesejadas.

O objetivo do trabalho foi atingido. Trabalhamos com algumas propriedades, intencionalmente selecionadas, e elegemos alguns indicadores, utilizando para isso a Ferramenta Balanced ScoreCard ® , que é uma ferramenta estratégica desenvolvida pelo Prof. Robert S. Kaplan da Harvard Business School (EUA) e pelo executivo David P. Norton. Dentre esta compilação de indicadores, o mais relevante ao estudo foi o EVA ® (Economic Value Added) da consultoria americana Stern Stewart. Através deste indicador, identificamos que alguns produtores, apesar de apresentarem resultados financeiros satisfatórios, estavam destruindo valor, ou seja, ficando mais pobres. Esta descoberta mudou muito minha perspectiva em relação às possíveis soluções para os problemas apresentados pelos produtores. Ampliou também meu conceito de Sistema Integrado. Medir apenas, ou diagnosticar os problemas, não é tudo. É preciso apresentar soluções.

Parti então, em meu Doutorado, para uma jornada solitária, buscando aprimorar meu modelo de forma que o mesmo não fosse apenas mais uma ferramenta de diagnóstico. Para chegar a uma ferramenta que contemplasse a fase de diagnóstico e solução do problema, papel que os médicos fazem quando o assunto é nossa saúde, precisei aprofundar demasiadamente no conhecimento das diversas ferramentas de gestão e do apoio de amigos, agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas, dentre outros. Contando desde o início de meus trabalhos de pesquisas e consultorias voltadas para o agronegócio, são quase 16 anos de trabalho árduo até o presente momento, até a criação do Sistema de Gestão Integrada do Agronegócio – SGI AGRO. E nossa caminhada está apenas começando.